10 vezes campeã mundial de jiu-jitsu não esconde ansiedade com estreia no UFC: ‘Queria sentir essa chama de novo’

A chegada de Bia Mesquita ao octógono do UFC Rio neste sábado (11) tem sabor de marco: dez vezes campeã mundial de jiu-jitsu, ela, natural de Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, fará sua estreia no octógono mais famoso do mundo contra Irina Alekseeva, do Cazaquistão. E não esconde a mistura de ansiedade, felicidade e renovação que a mudança de esporte trouxe.
Bia, que construiu uma carreira histórica no jiu-jitsu, garante estar pronta e emocionada por estrear em casa, diante da família e da torcida carioca.
ESPN no Disney+
Esportes da ESPN, filmes e séries em um só lugar. Encontre tudo que você gosta no DisneyPlus.
“Super preparada, feliz de estar lutando em casa. Estar lutando aqui no Rio de Janeiro a minha estreia no UFC. Todo esse conjunto não poderia ter sido melhor”, iniciou, antes de seguir:
“Ansiedade grande. O UFC já era um sonho desde que eu migrei. Eu acho que é como no jiu-jitsu. Todo lutador sonha em pegar faixa preta, ser campeão mundial. Eu acredito que no MMA todo lutador sonha em entrar no UFC e galgar até o título. E não é diferente comigo. Então tinha essa expectativa de ser uma atleta do UFC e está tudo acontecendo muito rápido. Meu coração está a mil. Felicidade demais. Estar lutando em casa com a minha família, a torcida, os fãs. Não poderia ter um tempero mais especial. E isso me motiva muito a dar ainda mais o meu melhor todos os dias. Consigo estar feliz mesmo com tantas adversidades. Então, alegria. É muito bom estar em casa”, disse, para a ESPN.
Bia Mesquita com a bandeira do Brasil durante pesagem do UFC Rio Ed Mulholland/Zuffa LLC
A transição de modalidade da atleta passou por uma motivação muito pessoal: reencontrar a sensação do novo — aquela chama que acompanhou suas primeiras conquistas no tatame.
“Uma das coisas que mais me motivou foi sentir o fogo, a adrenalina do novo. No jiu-jitsu eu conquistei títulos em todas as organizações possíveis… Eu estava sentindo um pouco de falta disso. Como atleta, como competidora, isso já não estava mais tão visível. E foi aí que eu decidi ir pro MMA. Eu vi essa oportunidade de realmente sentir toda essa chama de novo. E é exatamente o que está acontecendo.”
Inspiração no campeão
Relacionado
2 Relacionado
Bia também celebrou conquistas recentes do esporte brasileiro como estímulo pessoal — citando a reconquista do cinturão por Alex Poatan como fonte de inspiração:
“É bom ver o Poatan reconquistando esse título… Um atleta que tem uma carreira com menos lutas do que a maioria dos campeões. Então isso me inspira ainda mais de saber que eu tenho essa possibilidade de ver um cara que chegou lá. Chegou bem, chegou quebrando, que foi muito incrível.”
Onde assistir ao vivo ao UFC Rio?
O UFC Rio contará com a transmissão ao vivo e na íntegra do ‘Fight Pass’ – serviço de streaming da entidade – a partir das 17 horas (horário de Brasília). O card principal deve ter início por volta das 20h.
As três primeiras lutas do evento poderão ser assistidas gratuitamente através dos perfis oficiais do UFC no Facebook, YouTube e Tik Tok.
Deiveson Figueiredo x Montel Jackson no co-main event
Na segunda luta em importância do card na capital carioca, o também ex-campeão Deiveson Figueiredo tenta ‘volta por cima’ em luta pelos peso-galo (até 61,2 kg).
“Lutar no Rio pra mim é sempre especial. Lutar em casa, com o calor brasileiro, a galera torcendo, vibrando por nós. A minha derrota naquela vez não aconteceu por causa do local, mas sim de erros que cometi. E pode ter certeza que eu estou 100%. Estou fazendo dessa vez tudo certinho e vocês vão ver um cara feliz e saudável lutando“, afirmou Deiveson à ESPN, relembrando derrota em 2023 para Brandon Moreno, no UFC 283, também na capital fluminense.
Esquadrão brasileiro
Além de Charles do Bronx e Deiveson Figueiredo, os outros brasileiros em ação no card principal serão Vicente Luque, que terá pela frente Joel Álvarez; Jhonata Diniz, que encara o português Mario Pinto pela categoria peso-pesado (até 120,6 kg); e Ricardo Ramos, que desafia Kaan Ofli.
No card preliminar, também há muitos brasileiros lutando.
Charles do Bronx, que fará a luta mais esperada de todas, deve enfrentar Gamrot por volta de meia-noite (de Brasília).
Programação UFC Rio
Card principal – início às 20h (de Brasília)
-
Peso-leve (até 70,3 Kg): Charles “do Bronx” Oliveira x Mateusz Gamrot
-
Peso-galo (até 61,2 Kg): Deiveson Figueiredo x Montel Jackson
-
Peso meio-médio (até 77,1 Kg): Vicente Luque x Joel Álvarez
-
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Jhonata Diniz x Mario Pinto
-
Peso-pena (até 65,7 Kg): Ricardo Ramos x Kaan Ofli
Card preliminar – início às 17h (de Brasília)
-
Peso-pena (até 65,7 Kg): Lucas Almeida x Michael Aswell
-
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Jafel Filho x Clayton Carpenter
-
Peso-pesado (até 120,2 Kg): Vitor Petrino x Thomas Petersen
-
Peso-galo (até 61,2 Kg): Bia Mesquita x Irina Alekseeva
-
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Lucas Rocha x Stewart Nicoll
-
Peso-palha (até 52,1 Kg): Julia Polastri x Karolina Kowalkiewicz
-
Peso-galo (até 61,2 Kg): Luan Lacerda x Saimon Oliveira



