Cabo Verde – Essuatíni: Partida histórica que pode levar Tubarões Azuis ao Mundial2026

Tolerância de ponto, esta segunda-feira, 13 de Outubro, em Cabo Verde. O país pára para apoiar a selecção nacional masculina de futebol – Tubarões Azuis – rumo ao Mundial2026. Os jogadores cabo-verdianos entram em campo, pelas 15h00 locais, no Estádio Nacional, para enfrentar o Essuatíni.
Publicado a: 13/10/2025 – 15:44
2 min Tempo de leitura
|
Cabo Verde vai parar a partir das 15:00 locais para acompanhar o momento mais esperado da história do futebol nacional: a possibilidade da selecção garantir, pela primeira vez, uma presença no Mundial.
O governo concedeu tolerância de ponto e os bilhetes para o encontro a decorrer no Estádio Nacional, nos arredores da cidade da Praia, esgotaram rapidamente. Com capacidade para 15 mil espectadores, espera-se casa cheia nesta decisiva 10.ª jornada da fase de qualificação africana.
Cabo Verde lidera o Grupo D, com 20 pontos, dois acima dos Camarões. O Essuatíni ocupa a última posição do grupo sem qualquer vitória e com apenas três empates.
Em caso de vitória, Cabo Verde garante o primeiro lugar (o único que dá acesso directo à fase final) e pode começar a preparar as malas para o Mundial2026, que se vai dividir entes os Estados Unidos da América, Canadá e México.
Um empate ou mesmo uma derrota pode servir para carimbar o passaporte dos cabo-verdianos rumo ao campeonato do mundo. Em caso de derrota frente ao Essuatíni, Cabo Verde terá de olhar para os outros relvados e assegurar-se que os Camarões não ganham a Angola. Em caso de empate, a diferença de golos será decisiva e aí os Camarões entram na última jornada com vantagem de 12 golos, contra cinco de Cabo Verde.
Caso a selecção cabo-verdiana termine em segundo lugar do grupo D, ainda pode lutar por um lugar no Mundial2026 através de um play-off africano e uma eventual repescagem intercontinental.
Se em cima da mesa estão os três cenários – vitória, empate ou derrota – nas ruas de Cabo Verde a confiança é elevada e os adeptos, ouvidos pela RFI, apontam única e exclusivamente para a vitória.


