WWF Portugal abre candidaturas ao Prémio Green Heart of Cork+ para apoiar produtores florestais

O prémio, atribuído anualmente no âmbito de uma parceria entre a WWF Portugal e o FSC® Portugal, terá um valor mínimo global de 9.000 euros, que será repartido entre todos os candidatos selecionados pelo júri, explica a WWF em comunicado. O processo de candidatura é feito através de um formulário online, com avaliação prevista para abril e anúncio dos vencedores em junho.
Reestruturado em junho do ano passado, o Green Heart of Cork+ passou a integrar três categorias distintas. O GHoC+ Clássico distingue a gestão responsável do montado de sobro, com impacto positivo na conservação da biodiversidade, sobretudo em áreas de recarga de aquíferos. O GHoC+ Certificação pretende incentivar a expansão da certificação FSC (Forest Stewardship Council®) da gestão sustentável do montado de sobro e azinho. Já o GHoC+ Eco reconhece propriedades com certificação FSC que implementem práticas avançadas de manutenção, melhoria ou restauro da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas.
“Em todas as categorias são tidos em conta critérios geográficos (características naturais das áreas), de gestão ativa dos ecossistemas (práticas responsáveis) e sociais (condições de trabalho e relações com as comunidades locais)”, acrescenta.
“O GHoC+ atua desde 2011 na conservação da maior mancha de sobreiro do mundo, localizada na margem esquerda do Tejo, e foi agora estendido a todo o território nacional. Desde o início do projeto, já foram entregues 45 prémios, num total de 79.000 euros de pagamentos por serviços dos ecossistemas, a proprietários com boas práticas florestais e que contribuem para a conservação do montado, sistema fundamental na nossa paisagem”, explica a WWF.



