Brasileira Petra Costa é indicada ao BAFTA 2026 em melhor documentário

A documentarista brasileira Petra Costa recebeu, nesta quinta-feira (22), a sua primeira indicação ao BAFTA 2026, considerado o “Oscar britânico”.
Ela e a produtora Alessandra Orofino concorrem com filme lançado em 2025 para Netflix, que narra a ascensão da religião evangélica e seus líderes no país, com personagens como o influente pastor Silas Malafaia e o ex-presidente, agora preso, Jair Bolsonaro.
O projeto traz imagens inéditas dos ataques realizados em 8 de janeiro de 2023, que buscavam dar um golpe no Brasil e tomar os Três Poderes.
Petra já foi indicada em 2020 ao Oscar na mesma categoria com “Democracia em Vertigem”, de 2019, no qual narrou o impeachment de Dilma Rousseff. No BAFTA daquele ano, ela ficou de fora.
Para o Oscar 2026, ela chegou a entrar na shortlist, que pré-selecionou as obras, mas não está no páreo para o prêmio deste ano.
Tem mais Brasil no prêmio deste ano: o filme “O Agente Secreto” concorre em duas categorias — melhor filme de língua não inglesa e melhor roteiro original — e o brasileiro Adolpho Veloso está no páreo em melhor fotografia por “Sonhos de Trem”.
A entrega dos troféus acontece no dia 22 de fevereiro, em Londres. Bora torcer!



